Por vezes, não há previsibilidade das condições do local, clima, horário de início e término para a execução de certos exames periciais, a exemplo, o ocorrido no dia 28/12/2022, realizado pela Equipe do Núcleo Regional de Criminalística (NRC-AQ) da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Aquidauana (URPI-AQ).
O acidente ocorreu no Km 616 da BR-262 (distante aproximadamente 140Km do município de Aquidauana). A equipe do NRC-AQ chegou ao local por volta das 14h30min do dia 28/12/22 e iniciou os trabalhos sob forte chuva.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros Militar trabalhou no desencarceramento da vítima fatal do veículo Golf, que ocorreu sem problemas. Para a remoção da segunda vítima, foi necessário o auxílio de um guindaste, que veio através do apoio do 9 BEC (9° Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana), vez q a carreta caiu sobre a cabine.
Em esforço conjunto da Policia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro, os trabalhos se estenderam até as 23h, após cerca de 4 h de rodovia fechada, sem êxito. Na manhã do dia seguinte (29) o Exército deslocou um trator de esteira para auxílio nos trabalhos de remoção, vindo a segunda vítima ser removida aproximadamente as 12h do dia 29/12/22.
Entre a noite do dia 28/12/22, e o momento do desencarceramento do motorista do caminhão, os plantonistas do NRC de Aquidauana ainda atenderam mais 3 ocorrências, entre elas, um suicídio por enforcamento e acidente de trânsito com vítima de lesão corporal gravíssima (criança de 6 anos).
Equipes de servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias estão disponíveis 24h por dia, todos os dias do ano, em todo Mato Grosso do Sul para colaborar com a justiça na resolução dos crimes por meio da Ciência.
Equipe da CGP envolvida: Perito Criminal Ivan Rezende, Agente de Polícia Científica Leomar da Costa e Agente de Polícia Científica Deoclides Elias.
Maria Ester Jardim Rossoni, Assessoria CGP