Em parceria com o Sindicato Rural de Nova Andradina por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Peritos Criminais e Agentes de Polícia Científica do Núcleo Regional de Criminalística (NRC-NA) da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Nova Andradina (URPI-NA), finalizaram na terça-feira (20), o Módulo II do Curso de Fundamentos da Utilização de Drones como Tecnologia de Precisão no Agronegócio (conhecimento que pode ser aplicado em diversos tipos de exames periciais , a exemplo, os ligados aos crimes ambientais).
O curso foi ministrado pelo Instrutor Nathan Bulhões Oliveira , Engenheiro Ambiental, que atua no Senar há quatro anos e que já capacitou mais de 1300 pessoas. Neste módulo foram contemplado os procedimentos para realização do mapeamento aéreo com Drone, onde a aeronave realiza o voo de forma automatizada, a partir da programação via aplicativos de celular e/ou tablet.
Através do mapeamento aéreo é possível realizar análises quantitativas da área mapeada, como por exemplo, tamanho da área, comprimentos, distâncias, volumetria, altimetria do terreno, coordenadas geográficas do terreno entre outros.
Durante o curso os participantes puderam aprender como programar o voo nos aplicativos, realizaram o voo de mapeamento na prática e posteriormente fizeram o processamento aerofotogramétrico e elaboração de mapa em softwares específicos.
Para o Coordenador-Regional da Polícia Científica em Nova Andradina, Perito Criminal Idelfonso Pinheiro Filho, a oportunidade da realização deste curso foi importante para o trabalho pericial, finalizando: “agradecemos ao Senar, ao Sindicato Rural e aos instrutores dos dois módulos, Nathan e Pedro Henrique, pelos conhecimentos repassados à nossa equipe da Coordenadoria-Geral de Perícias .”