🩺O Dia do Médico Legista é comemorado no dia 7 de Abril
Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio. Atuam também em qualquer tipo de delito que envolva suspeita de lesão corporal em vivos, violência sexual entre tantos outros fatos delitivos que necessitem de Laudo Oficial com seus conhecimentos específicos na área da Medicina Legal para embasar a autoridade requisitante durante todo o processo inquisitorial até um possível julgamento.
Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também necessário possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística.
No Mato Grosso do Sul o Perito Oficial Medico Legista faz parte do quadro da Coordenadoria-Geral de Perícias, sendo regido pela Lei Complementar nº 114/2005.
O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.