Na sexta-feira, 26 de maio, como parte das ações de capacitação do Programa PROVE (Promovendo, respeitando, ouvindo, valorizando e estimulando ), a Polícia Científica ofertou um curso de Perícia em madeira, com foco nos métodos de volumetria, também conhecida como cubagem ou cubicagem.
O evento ocorreu na Escola de Saúde e foi ministrado pelo perito criminal Cícero Wagner Calixto dos Santos, engenheiro ambiental, bacharel em geografia e especialista em gestão em segurança pública, lotado no Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística da capital.
A capacitação, com carga horária total de 8 horas, envolveu peritos criminais da capital e do interior do estado, abordando diversos tópicos relevantes para a perícia em madeira, incluindo a legislação aplicada, os métodos de volumetria (cubagem ou cubicagem) dos produtos de origem florestal, com base na legislação vigente, bem como os parâmetros a serem observados para atribuir o nome correto aos produtos florestais, conforme o glossário dos produtos de origem florestal.
O curso é mais um exemplo do compromisso da instituição em promover a excelência no trabalho pericial, contribuindo para a constante atualização técnica dos servidores.
Sobre o PROVE
O projeto tem como objetivo valorizar os servidores da Polícia Científica, promovendo ações voltadas para a saúde, conhecimento e relacionamento, incentivando o desenvolvimento, fortalecendo a obtenção de mais qualidade de vida, valorização pessoal, bem-estar e satisfação, resultando em ganhos em produtividade, eficácia laboral e comprometimento.