Nesta quinta-feira (3) houve a abertura do 1° Seminário de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, promovido pelo Corpo de Bombeiros que reúne autoridades da Segurança Pública e sociedade civil. No evento se discute um protocolo específico de atendimento ao público em casos de acidentes, incêndios e socorro.
As servidoras da Coordenadoria-Geral de Perícias, Peritas Criminais Juliana Aigner e Aline Souza e a Agente de Polícia Científica Ingridy Mendonça participam do evento que começou nesta tarde (3) e segue com palestras, debates e discussões até amanhã (04). O protocolo de atendimento aos autistas começou em Santa Catarina, já é usado no Paraná e está em vigor no Mato Grosso do Sul há um mês. A intenção é realizar um atendimento humanizado e especializado a este público em diferentes ocorrências, com o devido treinamento para corporação.
“Proposta interessante, pois todos os dias nos deparamos com estas ocorrências. Ter um procedimento padrão aos autistas vai evitar muitos transtornos. Importante a Sejusp entender mais sobre o tema, tendo uma abordagem mais humanizada e com conhecimento”, destacou o Secretário-Adjunto de Segurança Pública, Ari Carlos Barbosa.
“Como Perita Criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias, bem como mãe de uma criança no espectro autista, posso dizer que esse seminário é um marco histórico no nosso Estado. Reunir todas as forças de Segurança Pública a fim de oportunizar conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, bem como fomentar a necessidade de implantação de protocolos de atendimento humanizado para abordagens e atendimentos aos cidadãos autistas, evidencia que estamos no caminho certo: servir e proteger, com profissionalismo e altíssima qualidade, cada cidadão em suas individualidades e necessidades”, pontuou a Perita Criminal Juliana Aigner.
A intenção é que este protocolo seja usado pelas demais forças estaduais e também encaminhado para o Ministério da Justiça, para que seja usado em nível nacional.
Com informações: MSGOV