Moção de Reconhecimento e Aplausos destacou o trabalho do Instituto de Identificação e os avanços no atendimento à comunidade local
A Câmara Municipal de Deodápolis concedeu, no último dia 10 de outubro, uma Moção de Reconhecimento e Aplausos aos servidores da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul (PCIMS), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população do município.
A homenagem, de autoria da vereadora Fernanda Maiara Casusa, foi direcionada ao diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira de Freitas, ao chefe do Posto de Identificação de Deodápolis, Mateus dos Santos Novais, e a Hugo José Damasceno Fagundes, todos peritos papiloscopistas.
Durante a cerimônia, o diretor Daniel Ferreira de Freitas ocupou a tribuna da Câmara Municipal, onde destacou os investimentos na modernização dos postos de identificação no interior do Estado, incluindo Deodápolis, que passará a operar com sistema totalmente informatizado e integrado às bases estaduais e federais, garantindo mais agilidade e segurança na emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional).
O diretor também relembrou a importância do mutirão de atendimento realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Deodápolis, que resultou na emissão de 370 novas Carteiras de Identidade Nacional e em 50 orientações presenciais à população. Somente durante a ação, 65 atendimentos foram feitos pelo Posto de Identificação local, fortalecendo o acesso ao novo documento.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso dos servidores em atender com excelência, contribuindo para a cidadania e a inclusão social da população de Mato Grosso do Sul”, destacou Daniel Ferreira de Freitas.
A Moção de Reconhecimento e Aplausos nº 003/2025 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Deodápolis, expressando o agradecimento da comunidade ao trabalho técnico e humanizado realizado pelos servidores da Polícia Científica no município.
A iniciativa integra o conjunto de ações de interiorização dos serviços de identificação civil, promovido pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, que já ultrapassou a marca de meio milhão de novas CIN emitidas desde janeiro de 2024.