Na terça-feira (4), alunos do último ano do ensino médio da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues fizeram uma visita ao Instituto de Análises Laboratoriais Forenses da Coordenadoria-Geral de Perícias em Campo Grande, onde puderam entender o trabalho da Polícia Científica e seu papel fundamental para a segurança pública.
Através do Projeto de aula extraclasse das professoras Amanda Caroline (que ministra a disciplina de Química Forense) e Cristiane (titular da disciplina ‘Elementar meu caro Whatson’), os alunos receberam explicações dos Peritos Criminais lotados no Instituto sobre a realização dos exames periciais, trazendo a química dos livros à prática para visualizá-la na elucidação dos crimes.
“A ideia foi mostrar para eles que tudo que aprendem é aplicado. Eles adoraram conhecer a Polícia Científica, ficaram encantados e demonstraram muita curiosidade e entusiasmo durante as explicações” pontuou a Professora Amanda .
Para a Diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses, Perita Criminal Josemirtes Prado da Silva: “a recepção aos alunos foi pensada como uma maneira de fimiliarizar o público adolescente do trabalho da polícia científica e fazê-los compreender o processo da ciência que figura no dia a dia a favor da justiça, com isso aumentando seus horizontes para a futura vida acadêmica .”
Ações nas Escolas
Durante os últimos meses, em diversas cidades do Mato Grosso do Sul, servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias vêm desenvolvendo ações com estudantes da rede pública de ensino através de palestras . A Coordenadora-Geral de Perícias, Perita Criminal Glória Setsuko Suzuki pontua: ” iniciativas assim são importantes pois aproximam a população da Polícia Científica, despertando nos alunos a curiosidade, admiração, compreensão do papel e respeito à Instituição e aos seus servidores.”