Publicado em 09 fev 2026 • por Maria Ester Jardim Rossoni •
Capacitação técnica fortalece atuação pericial em ambientes aquáticos e de difícil acesso
A perita criminal Karoline Gimenez Rodrigues, lotada no município de Fátima do Sul, concluiu, entre os dias 2 e 6, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), promovido pela Marinha do Brasil. A capacitação qualificou profissionais de diferentes instituições para a condução segura de embarcações oficiais em operações realizadas em ambientes aquáticos.
A formação reuniu representantes da Polícia Militar, da Polícia Científica, da Força Aérea Brasileira e do Ministério Público, com foco no fortalecimento da atuação integrada em rios, lagos e demais áreas de navegação interior.
Durante o ETSP, os participantes passaram por módulos teóricos e práticos, com conteúdos voltados à navegação, estabilidade de embarcações, comunicações, meteorologia, legislação aquaviária e técnicas de sobrevivência e salvamento. O curso habilita os profissionais para a condução de embarcações de até oito metros e para a operação de motos aquáticas.
“Ao longo do curso, tivemos conteúdos fundamentais como segurança da navegação, manobras, legislação e noções de salvamento, que ampliam nossa capacidade de atuação em ambientes aquáticos”, destacou a perita criminal .
A participação da Polícia Científica nesse tipo de formação contribui para o aprimoramento das atividades periciais em locais de difícil acesso, assegurando maior segurança técnica nas diligências e apoio às operações interinstitucionais.
A iniciativa integra as ações de qualificação continuada dos profissionais da segurança pública e reforça a política de integração entre instituições, ampliando a eficiência operacional e o compromisso com a proteção das hidrovias, a preservação ambiental e a segurança da sociedade.

