Capacitação promovida pelo Ministério da Justiça reúne especialistas de todo o país em Campinas (SP)
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participa, entre os dias 3 e 7 de novembro, do Curso de Perícia: Análises Toxicológicas – Alcoolemia e Solventes Orgânicos Voláteis, promovido pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos) e da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). O treinamento ocorre no CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), em Campinas (SP).

Representando Mato Grosso do Sul, os peritos criminais Cláudio Miguita e Sávio Mestre Lopes integram o grupo de especialistas selecionados de todo o país. Com 40 horas de duração, o curso atualiza conhecimentos e técnicas aplicadas em toxicologia forense, área responsável pela identificação de substâncias tóxicas e agentes químicos em exames laboratoriais.
A capacitação integra o PNIDD (Programa Nacional de Integração de Dados Periciais sobre Drogas), criado pela Portaria MJSP nº 886/2025, que busca padronizar e integrar informações periciais em nível nacional, fortalecendo a Política Nacional sobre Drogas.
De acordo com o Ministério da Justiça, o curso atende à necessidade de formação continuada dos profissionais que atuam em laboratórios forenses, especialmente nas análises relacionadas ao uso de drogas e à alcoolemia.

“Capacitações como esta fortalecem a qualidade técnico-científica das perícias realizadas pela Polícia Científica, garantindo respostas cada vez mais precisas e seguras à Justiça e à sociedade”, destacou o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva.
A participação dos peritos da PCIMS reforça o compromisso da instituição com a qualificação permanente de seus profissionais e a integração das forças de segurança pública, promovendo o avanço da ciência forense no país.

