Curso atende às novas diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 e fortalece a liderança da instituição
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), realiza no dia 3 de outubro o curso de capacitação “Ambiente de Trabalho Seguro: Você Proporciona?”, voltado à alta liderança da instituição. A formação será no Auditório Benes de Campos (Iagro), das 13h30 às 17h30, com a participação de diretores, coordenadores e chefes de núcleo da capital e coordenadores-regionais do interior.
A iniciativa está alinhada às novas regras da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a incluir a saúde mental como fator de risco ocupacional. O objetivo é capacitar os gestores na identificação e mitigação de riscos psicossociais, como assédio moral, sobrecarga de trabalho e condições organizacionais inadequadas, reforçando o papel da liderança na construção de um ambiente institucional saudável.
“O fortalecimento da gestão é essencial para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e respeitoso. A prevenção ao assédio e a promoção da saúde mental são compromissos institucionais”, destacou a perita criminal Nadma Arantes Melgarejo, coordenadora do Programa Prove.
O curso será ministrado por Fernanda Baldo Romero e Fabiana Ricartes, assessoras do Núcleo de Acolhimento da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJMS, que integram a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAD/TJMS).
Durante a capacitação, serão abordados os aspectos legais e técnicos que sustentam a gestão de riscos psicossociais, incluindo a Lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, e a Portaria nº 1.419/2024, que atualiza a NR-1.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online no link: https://forms.gle/y722E1r3T6zebXEx9
A ação reforça o compromisso da Polícia Científica e do TJMS em promover a valorização da vida, a proteção integral dos servidores e a consolidação de práticas institucionais alinhadas às políticas públicas de saúde e segurança no trabalho.
Maria Ester Rossoni, Comunicação PCIMS