A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) realizou, na manhã desta quarta-feira (9), a segunda reunião do Grupo de Trabalho responsável pela criação do Observatório de Segurança Pública do Estado. O encontro contou com a apresentação do modelo implantado em Minas Gerais, reconhecido como um case de sucesso e referência nacional na integração e análise de dados para a gestão da segurança pública.
Participaram da reunião representantes das forças de segurança e instituições vinculadas ao Grupo de Trabalho, incluindo a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, representada pelo perito criminal e assessor especializado Saule Viganó Neto, que acompanhou as discussões técnicas sobre a aplicação da ciência de dados e a produção de estatísticas confiáveis voltadas à formulação de políticas públicas.
Criado em 2016, o Observatório mineiro desempenha um papel estratégico no apoio às forças de segurança de Minas Gerais, fornecendo subsídios técnicos para ações mais eficazes, baseadas em indicadores confiáveis e mensuração precisa de resultados.
Durante a apresentação, o coronel Miller Michalick destacou que a utilização de indicadores tem sido essencial na gestão da segurança pública mineira e que a atuação do Observatório tem viabilizado políticas públicas eficientes. “Essa atuação tem sido fundamental para a integração das forças, para a produção e divulgação de dados confiáveis e para a transparência das estatísticas oficiais de segurança pública em Minas Gerais”, afirmou.
O coronel Micael Henrique Silva reforçou que a gestão baseada em dados tem promovido transformações concretas na atuação das forças de segurança, tanto em ações preventivas quanto repressivas, impactando positivamente na redução da criminalidade.
O secretário-executivo de Segurança Pública de MS e presidente do Grupo de Trabalho, Wagner Ferreira da Silva, agradeceu a parceria e destacou a importância da troca de experiências. “Nosso objetivo é conhecer modelos de sucesso, como o Observatório mineiro, e avaliar quais práticas podem ser adaptadas à realidade de Mato Grosso do Sul”, explicou.
Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, enfatizou que a iniciativa está alinhada aos princípios de transparência e modernização da gestão pública. “Os dados estatísticos nos permitem compreender o cenário atual, projetar tendências e definir estratégias com maior eficiência e clareza para a sociedade”, pontuou.
Previsto no plano de governo do governador Eduardo Riedel, o Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul tem como missão ampliar a transparência na divulgação de dados da área, fortalecer a análise por meio da ciência de dados e gerar diagnósticos qualificados. A proposta também visa incentivar a produção científica, estimular a participação social, padronizar procedimentos e subsidiar gestores na formulação e acompanhamento de políticas públicas baseadas em evidências.
O Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Observatório foi formalizado pela Resolução SEJUSP/MS nº 1.052, de 11 de junho de 2025, e é composto por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Perícias e da própria Sejusp.
Com informações da Comunicação Sejusp-MS